Através de financiamento coletivo, Casa de Marias garante atendimento psicológico gratuito para mulheres negras, indígenas e periféricas

Com quase 3 anos de atuação, a Casa já é referência no atendimento quando o assunto é escuta e acolhimento

05.12.22

Crédito: Divulgação

Por Redação – Lupa do Bem / Favela em Pauta

Perto de completar o terceiro ano de atuação, o espaço Casa de Marias tem uma meta clara para fechar o ano de 2022: garantir o financiamento para poder, em 2023, continuar oferecendo acesso a serviços de saúde mental para mulheres negras, indígenas e periféricas, público mais afetado pelas desigualdades sociais, que causam uma série de problemas emocionais.

Para isso, a organização lança a campanha de financiamento coletivo “Saúde Mental não tem preço, tem valor!“, que visa angariar fundos para dar sustentabilidade aos atendimentos gratuitos no primeiro semestre de 2023. Isso inclui a estrutura administrativa, continuidade de três colaboradoras e expansão de dois projetos que já estão em andamento, além da criação de outros três.

“Estamos trabalhando muito para trazer horizontes de esperança em tempos tão difíceis. Vai ser muito potente, emocionante e pelos melhores motivos: continuar crescendo para continuar cuidando”, diz a Dra. Ana Carolina Barros Silva, psicanalista e pesquisadora em saúde mental da população negra que idealizou a Casa de Marias.

A importância de um lugar como a Casa de Marias

A Casa de Marias é um local de escuta e acolhimento. Lugar pensado em cada detalhe, por uma equipe qualificada de psicoterapeutas, para receber pessoas que precisam de cuidado. Um projeto para atuar como casa, para criar raízes, para ser oásis em tempos difíceis.

Coordenado por um grupo de mulheres negras, o espaço propõe uma prática clínica não dissociada do campo social e, por isso, se debruça com especial cuidado com as questões que envolvem classe, gênero, raça e território.

Nele, profissionais que atuam através de diferentes abordagens teóricas e oferecem diversos serviços: psicoterapia individual, psicoterapia grupal, terapia para casais e famílias, cuidado psicológico voltado para crianças, adolescentes, adultos e idosos, oficinas temáticas, grupos terapêuticos, cursos de formação, grupo de estudos, supervisão clínica individual e grupal, consultorias, rodas de conversa, dentre outros.

Como o financiamento vai impactar o projeto na prática

Caso a meta de arrecadação de pouco mais de 13 mil reais seja alcançada, a Casa de Marias viabilizará mais de mil atendimentos, além de trabalho e renda para mais de 30 mulheres em diversas profissões, como psicoterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, advogadas, gestoras, comunicadoras, entre outras.

“Além do objetivo quantitativo, referente ao valor financeiro e o total de pessoas alcançadas, é importante chamar a atenção para a potência da campanha enquanto amplificadora de consciência de saúde mental enquanto um direito humano”, aponta Barbara Heliodora, coordenadora da campanha e captadora de recursos da Casa de Marias.

Casa de Marias

Para acompanhar todas as informações sobre a Casa de Marias, basta acessar o site www.casademarias.com, ou acompanhar o perfil do espaço no Instagram, no @casademariaoficial.  E também doar diretamente através da campanha de financiamento coletivo, no link: https://benfeitoria.com/casademarias.

    Projeto menstRUA
    Projeto menstRUA
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Mulheres do Sul Global
    Mulheres do Sul Global
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Autor: Redação - Lupa do Bem
Compartilhar:
Notícias relacionadas