Conheça 3 projetos sociais que trabalham com sustentabilidade

Descubra como os projetos sociais que trabalham com sustentabilidade estão promovendo práticas ambientais responsáveis e impulsionando mudanças positivas no mundo, visando um futuro mais sustentável.

24.11.23

No atual cenário em que vivemos, com diversos desafios ambientais e climáticos em pauta, os projetos sociais que trabalham com sustentabilidade surgem como agentes transformadores e catalisadores da mudança, que visam destacar os princípios fundamentais de responsabilidade social e ambiental e todas as práticas englobadas.

À medida em que enfrentamos constantes ameaças como escassez de recursos, mudanças climáticas, desigualdade social, poluição e outras vertentes, os projetos sustentáveis passam a ganhar maior relevância diante da sociedade. 

Ao longo deste artigo, traremos conceitos e exemplos inspiradores de projetos de sustentabilidade que visam moldar um futuro melhor, promovendo ações de impacto.

O que é sustentabilidade?

A sustentabilidade está diretamente relacionada à capacidade do indivíduo de realizar o uso consciente dos recursos naturais disponíveis sem comprometer a qualidade dos mesmos e o bem-estar da população.

O principal objetivo da sustentabilidade é encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. O conceito surge como uma medida emergente que visa trazer à tona o debate acerca da exploração de recursos naturais por parte da sociedade.

De acordo com a revista Exame, atualmente, a sociedade consome em escala global cerca de 92 bilhões de toneladas de materiais provenientes da natureza. A  previsão é de que, até 2060, esse volume possa atingir a marca de 190 bilhões de toneladas.

O impacto ambiental é altamente evidente, afinal, nós retiramos do meio ambiente 60% a mais de recursos do que a Terra consegue regenerar em um ano. Caso continuemos nesse ritmo, estima-se que até 2050 será necessário o equivalente a três planetas para suprir a nossa demanda.

Daí surge a importância da sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável que diz respeito à evolução socioeconômica, política e cultural vinculado à preservação ambiental. 

Nesse contexto, as práticas capitalistas ligadas ao consumo devem ser devidamente equilibradas com a sustentabilidade, visando alcançar avanços nas esferas social e econômica sem comprometer o equilíbrio natural.

3 projetos sociais sustentáveis

Projeto Guardiões da Mata Atlântica

 Os Guardiões da Mata Atlântica representam uma iniciativa vibrante e engajada composta por diversos membros da sociedade, principalmente provenientes do curso de Ciências Biológicas no campus de Vargem Pequena, Rio de Janeiro, da Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Movidos pelo desejo de instigar mudanças significativas no cenário ambiental local, eles atuam em três frentes:

Pesquisa Científica: o grupo se dedica ao levantamento e monitoramento da fauna e flora local, identificação de espécies exóticas, monitoramento das ações humanas em áreas naturais e desenvolvimento de novas tecnologias para a preservação ambiental.

Formação de Recursos Humanos: priorizando a educação ambiental e a promoção de mentalidade marítima, os Guardiões ministram cursos, palestras e eventos, utilizando o esporte como meio de interação entre a sociedade e os pesquisadores.

Ativismo Ambiental: agindo de forma prática e comprometida, o grupo assume a responsabilidade de zelar pela natureza, colocando em prática os princípios da ecologia.

Isso inclui a coleta de resíduos em áreas naturais, a remoção de perigos submersos no mar (como artefatos pesqueiros e diversos tipos de lixo marinho) e a transformação do lixo coletado em itens de valor, incentivando os infratores ambientais a mudarem suas atitudes.

Programa Territórios Sustentáveis

O Programa Territórios Sustentáveis (PTS) prega que é viável assegurar condições equitativas de desenvolvimento e oportunidades para uma qualidade de vida melhor às pessoas na região amazônica. 

Sua atuação concentra-se no oeste do Pará, especificamente nos municípios de Oriximiná, Terra Santa e Faro, os quais, atualmente, confrontam-se com crescentes desigualdades econômicas e um contexto de interações complexas.

O Programa atua em cinco eixos na região: Gestão Pública, Capital Social, Quilombola, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.  A expectativa é impulsionar a autonomia das populações locais e promover o desenvolvimento sustentável nos três municípios.

Semana do Lixo Zero

O Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) é uma organização sem fins lucrativos pioneira na disseminação do conceito Lixo Zero no Brasil.

 A ideia por trás do conceito de “Lixo Zero” envolve otimizar ao máximo a utilização e o encaminhamento adequado de resíduos recicláveis e orgânicos, visando a diminuição, ou até mesmo a eliminação, do envio desses materiais para aterros sanitários ou incineração.

 A Semana Lixo Zero ocorre geralmente na última semana de Outubro e  representa um convite à sociedade para refletir sobre o consumo e a responsabilidade em relação aos resíduos gerados.

 Ela engloba uma variedade de atividades, como reuniões, campanhas, seminários, fóruns, congressos, mostras, ações (como caminhadas, pedaladas, limpezas, etc.) e workshops, entre outros.

Em suma, todos os citados projetos sociais que trabalham com sustentabilidade não  buscam apenas  abrandar os impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente, mas também têm o poder de  gerar uma transformação positiva nas comunidades, promovendo o desenvolvimento sustentável de maneira inclusiva e efetiva.

    Engajamundo
    Engajamundo
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Helena Victoretti
Jornalista e especialista em conteúdo, Helena é consultora de SEO na Sherlock Communications. Atua diretamente no planejamento e na produção de artigos SEO para o Lupa do Bem.
Compartilhar:
Notícias relacionadas