Como uma iniciativa de futebol abriu as portas para crianças de comunidades carentes em Goiânia

Fundado em 2000, o Futebol na Praça dá aula para meninos e meninas com idade entre sete e 18 anos

18.04.23

Uma iniciativa social que ensina futebol para crianças carentes. Essa é a missão do Futebol na Praça que, em parceria com a Central Única de Favelas (CUFA),  tem conseguido oferecer diversas oportunidades para alunos dos bairros Jardim Guanabara 1, 2 e 3 mostrarem seus talentos.

Fundado em 2000, como Grupo Essência, por Carlos Antonio de Almeida, conhecido como Carlos Tony Cerimonial por conta de sua profissão, o projeto acontece no Jardim Guanabara 3, em Goiânia, Goiás.

“Na época eu desenvolvia atividades na igreja que eu frequentava direcionadas para jovens e adultos, para o teatro do grupo de jovens, e logo depois também organizava encontros de casais. Eu gostava muito de esportes e de dançar quadrilha junina. Nesse ínterim, percebi que poderia fazer um pouco mais, como desenvolver atividades esportivas com as crianças, por exemplo. E assim foi criado o Grupo Essência, na época, que realizava oficinas de teatro, organizava grupos de quadrilha junina e turmas de futebol masculina e feminina, adulta e infantil”, diz Carlos Tony.

Ele parou em 2006 por falta de apoio e patrocínio, mas o motivo mais forte foi o fato de, na ocasião, trabalhar aos sábados – e, como o projeto funcionava justamente nos fins de semanas, a situação acabou ficando inviável. Carlos retornou em 2014, com o objetivo de treinar os filhos Caio, de seis anos, e Maria Elisa, de quatro. No espaço de 20 dias, o número de alunos pulou para 25, e o projeto passou a se chamar Futebol na Praça.

Hoje os treinos acontecem em um campo de terra, apelidado de Arena Barradão, onde também são realizados jogos e amistosos. O projeto dá aula de futebol para 84 meninos e meninas com idades entre sete e 18 anos, oferecendo atividades duas vezes por semana. No entanto, para ficar menos cansativo, Carlos tem planos de aumentar a frequência das atividades para todos os dias, com a possibilidade de dividir as turmas e investir mais tempo com as categorias.

Em 2022, o projeto participou da Taça das Favelas com a equipe masculina, que ficou em 14° lugar, de 80 equipes, e feminina, que ficou em 6° lugar, de 19 equipes.

Entre os eventos de futebol onde os alunos do Futebol na Praça têm a oportunidade de mostrar seus talentos, podemos destacar: Taça da Favelas Masculino, Taça das Favelas Feminino, Seleção da Periferia CUFA Sub13, Adidas CUFA, Top CUFA Seleção Goiana da Taça das Favelas e também houve indicações para base de equipes dos times Campineira, Atlético Goiano e Vila Nova.

O maior desafio do projeto é o mesmo que todas as iniciativas sociais sem patrocínio e sem apoio governamental enfrentam: a falta de verba. As atividades realizadas têm sobrevivido somente com o apoio de um vereador da cidade, Sargento Novandir, que, segundo Carlos, “ajuda como pode”. Encaminhar as crianças é o outro desafio, para que seja possível transformar a vida delas e de suas famílias através de uma das profissões mais rentáveis do mundo.  Carlos também fala sobre vitórias, que são as conquistas na Taça das Favelas, no Favelão Nacional, onde a representante Johanna (Djorrana) vai representar o projeto na seleção feminina. Outra grande vitória é que dois dos alunos já se tornaram profissionais: Maycon Valeriano e Johanna.

O projeto é, basicamente, realizado por Carlos, mas conta com apoio direto de alguns amigos e voluntários, como Givanildo, mais conhecido como Givas, Dona Antônia, e Welton,  além de alguns pais de alunos.

“E assim vamos levando. Estamos trabalhando para registrar o Projeto Futebol na Praça e, desta forma, quem sabe conseguir mais apoio e patrocínio”, termina Carlos Tony.

Gostou da iniciativa? 

Para saber mais sobre o Futebol na Praça, acesse o site Futebol na Praça.

Contato: carlostonycaa@hotmail.com e celular (62) 8151-3944.

Redes sociais: Instagram

    Instituto Esporte Mais
    Instituto Esporte Mais
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Daminhas da Bola
    Daminhas da Bola
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    PROJETO FUTEBOL NA PRAÇA PFP
    PROJETO FUTEBOL NA PRAÇA PFP
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas