5 exemplos de empresas que ajudam o meio ambiente no Brasil e no mundo

Conheça cinco empresas sustentáveis que desempenham um papel significativo na preservação ambiental, tanto no cenário brasileiro quanto global.

29.11.23

A importância da sustentabilidade tem crescido exponencialmente, tornando-se um tema cada vez mais proeminente tanto no mercado quanto na sociedade. À medida que a consciência ambiental se torna uma prioridade global, as empresas que ajudam o meio ambiente passam a se tornar grandes exemplos da indústria.

A busca por ações sustentáveis não apenas demonstra uma postura ética, mas também atende às crescentes expectativas dos consumidores, que buscam produtos e serviços alinhados com valores sustentáveis.  

De acordo com um levantamento feito em 2021 pela Opinion Box, ao menos 82% dos brasileiros consideram a sustentabilidade como um tema importante. A pesquisa também aponta que 62% dos consumidores consideram o posicionamento da marca em relação ao meio ambiente no ato da compra.

O fato é que, a colaboração mútua entre empresas, fornecedores, parceiros e organizações ambientais tornou-se primordial na promoção da sustentabilidade e de um modelo de negócio mais  Eco-friendly. 

No artigo de hoje, conheça 5 modelos de empresas que ajudam o meio ambiente e descubra suas iniciativas inovadoras e impactantes para um futuro mais verde.

Empresas sustentáveis

Natura 

Em 2020, a Natura foi reconhecida como uma das empresas mais sustentáveis do mundo e a primeira do setor de cosméticos pelo ranking Global 100, elaborado pela companhia canadense de mídia e pesquisa Corporate Knights.

Desde 2007 a Natura é uma empresa 100% carbono neutro, o que significa que eles contabilizam todo o carbono envolvido no processo de produção e distribuição de produtos.

Além disso, em 2018, a marca conquistou o  selo The Leaping Bunny, da Cruelty Free International, que comprova  a não realização de testes de seus produtos e ingredientes em animais.

Cabe salientar que, a Natura realiza diversas ações voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia, sendo que 80% dos seus produtos têm origem vegetal. 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil conquistou o título de banco mais sustentável do mundo no ranking Global 100 das 100 Corporações Mais Sustentáveis do Mundo em 2023, conforme avaliação da Corporate Knights. 

A agência, em 1985, estabeleceu a Fundação Banco do Brasil, visando fortalecer sua contribuição para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento do país. 

Já em 2005, lançou seu Plano de Sustentabilidade, atualmente denominado Agenda 30 BB, com o propósito de integrar aspectos ambientais, sociais e de governança (ASG) nos negócios e práticas administrativas da empresa. 

Além desses feitos, o BB tornou-se a primeira instituição bancária a ser alimentada por energia solar. Na cidade de Porteirinha, localizada no norte de Minas Gerais, foi erguida uma usina solar com uma capacidade de geração de 14 GWh, destinada a fornecer energia para 100 agências do banco no estado de Minas Gerais. Essa iniciativa possibilitou uma economia de R$ 80 milhões ao longo de 12 anos.

CEMIG

Dentre as empresas que ajudam o meio ambiente no Brasil, a CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais) se destaca como uma das grandes referências em sustentabilidade no mercado.

No aspecto ambiental, a Cemig adota uma matriz energética totalmente limpa, composta por usinas hidrelétricas, solares e eólicas. Em termos sociais, diversos programas são implementados para proporcionar educação e promover eficiência energética em cidades, comunidades rurais, escolas, hospitais e outros segmentos da sociedade.

A empresa adotou uma série de políticas ambientais que visam promover ações de impacto voltadas à utilização racional de todos os recursos naturais, com a devida preservação do meio ambiente.

Ellen MacArthur Foundation

A Ellen MacArthur Foundation é uma instituição focada em economia circular, um sistema projetado para eliminar resíduos e poluição, que promove a circulação eficiente de produtos e materiais, e contribui para a regeneração da natureza, tudo por meio de um design inovador.

A fundação reúne empresas, formuladores de políticas, instituições financeiras e academias para capacitar a transição para uma economia circular, oferecendo soluções inovadoras e tangíveis pautadas nos desafios globais como mudanças climáticas, perda de biodiversidade, resíduos e poluição.

A EMF possui equipes com profissionais com mais de 25 nacionalidades, presentes na Europa, América do Norte, América Latina e Ásia. Além disso, a instituição trabalha com grandes marcas como a Amazon, Nestlé, Philips, Gucci e Unilever.

Pantys

A Pantys é a primeira marca de calcinhas absorventes da América Latina e  a única clinicamente testada no mundo. A marca possui uma estratégia de sustentabilidade alinhada com os 17 objetivos de sustentabilidade da ONU.

A empresa possui a certificação do Sistema B, o que significa que eles promovem melhorias contínuas em todos os processos, visando solucionar problemas do meio ambiente. Além disso, a Pantys é vegana e não utiliza nenhuma matéria-prima de origem animal.

A marca também incentiva a reciclagem e trabalha com fornecedores e parceiros comprometidos com a sustentabilidade e responsabilidade social de seus negócios.

Helena Victoretti
Jornalista e especialista em conteúdo, Helena é consultora de SEO na Sherlock Communications. Atua diretamente no planejamento e na produção de artigos SEO para o Lupa do Bem.
Compartilhar:
Notícias relacionadas