Conheça o Projeto Gentileza, iniciativa sem patrocínio que combate a fome desde 2021

Idealizado por Vicente Filho, o Projeto Gentileza é iniciativa que distribui alimentos para pessoas em situação de rua na cidade de Teresina, Piauí.

30.05.23

Idealizado por Vicente Filho, o Projeto Gentileza é uma iniciativa que distribui alimentos para pessoas em situação de rua na cidade de Teresina, Piauí. Apesar do nome, a iniciativa nasceu em 2021 e, por ser um projeto de pequeno porte e sem patrocínio, a organização é feita através da internet, não possuindo uma sede. Porém, mesmo sendo novo e desconhecido, é de fundamental importância para quem dele se beneficia. A ação não discrimina seus beneficiários seja por idade, cor, aparência, vestimenta, gênero ou raça.

Com uma identidade voltada para a esquerda brasileira, Felipe diz que o projeto consegue saciar a fome de pessoas que, desmerecidamente, se encontram em situação de abandono. O objetivo é alcançado graças à força da união de seguidores que entendem a importância de olhar o próximo com os olhos do bem.

O Projeto Gentileza tem dois objetivos: amparar os mais necessitados, com foco em quem, por motivos diversos, está vivendo em situações de vulnerabilidade e descaso e, também, combater a fome, mostrando que a comunidade unida têm o poder de transformar, confortar e humanizar.

Como o projeto funciona

“Nossos seguidores colaboram com a quantia de R$15,00 e, com essas doações, o projeto vai às compras. Preparamos a comida e distribuímos as marmitas sempre de forma itinerante. Essas ações acontecem embaixo de viadutos, praças, vielas ou áreas degradadas da cidade. Não julgamos ninguém, apenas perguntamos às pessoas se elas estão com fome”, diz Vicente.

Apesar de organizar quase tudo sozinho, Vicente recebe ajuda no preparo das quentinhas, na distribuição e também na comunicação com os atuais três mil seguidores, que é feita individualmente. 

O Projeto Gentileza, nas palavras de Vicente, é um protesto, uma união de pessoas que são contra a situação atual do país, em especial o pobre e a minoria. 

A iniciativa se mantém de pé somente com a importante e gentil colaboração de algumas pessoas pois, apesar de o número de seguidores ser grande, Vicente diz que está sendo um momento difícil para a maioria e, por conta disso, menos de 5% deles podem colaborar financeiramente. 

Vale lembrar que o projeto precisa de toda ajuda possível para custear insumos alimentares, gás de cozinha, embalagens descartáveis, gasolina, entre outras necessidades.

Números

Desde seu início o projeto, já distribuiu mais de 600 kits entre marmitas, bolos e sucos. As produções variam entre: café da manhã, almoço e jantar.

Desafios

“Começamos do zero, comprando alimentos e doando as quentinhas por conta própria. O primeiro desafio foi passar credibilidade para pessoas que nunca tínhamos visto na vida, mas conseguimos e fizemos parceiros que, hoje, são mais que amigos. Nossos colaboradores confiam no projeto e nós confiamos em cada um deles, isso é um presente. E, atualmente, temos um segundo desafio que é conseguir ampliar o projeto, fazer com que ele chegue a mais pessoas que nos ajudem a ajudar. Estamos em tempos difíceis. Caos, abandono, desemprego, doença e fome! Por isso, quero acrescentar que, por menor que seja o gesto, todo gesto de amor ao próximo vale a pena. O meu, o seu e o de todos que se juntarem às boas ações e causas. Um super abraço meu e de meu braço direito, que é minha mãe, diretamente aqui do Piauí”, termina Vicente Filho.

Como ajudar

Para ajudar o projeto, siga a página no Instagram. Doações são bem vindas através do PIX: 86 999760509 – Vicente.

    CUFA
    CUFA
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas