Ampla rede de solidariedade apoia vítimas das enchentes no RS. Saiba como ajudar!

A catástrofe ambiental que assolou o estado do Rio Grande do Sul já deixou 83 mortos e mais de 100 desaparecidos. Ao todo, 336 municípios estão em estado de calamidade pública e solidariedade tem sido fundamental para amparar os desabrigados

07.05.24

Diversas organizações da sociedade civil, poder público e voluntários estão se juntando para ajudar a população afetada pelas intensas chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul. Para ampliar essa rede de solidariedade, o Lupa do Bem compilou algumas iniciativas onde é possível contribuir com doações em dinheiro, mantimentos e roupas, para pessoas e animais. Confira! 

Vakinha 

O Instituto Vakinha se juntou ao Pretinho Básico e ao Badin Colono para criar uma grande campanha de arrecadação de fundos que será destinada às famílias, escolas, abrigos e entidades assistenciais do Rio Grande do Sul. Grandes empresas, como Cobasi e Decathlon, estão apoiando a iniciativa. As doações podem ser feitas pelo site. Acesse aqui!

MST

Estima-se que ao menos 500 famílias assentadas foram atingidas pela maior calamidade climática que os gaúchos já vivenciaram até hoje. As famílias produtoras de arroz do MST foram atingidas, e seus lares, inundados. Os moradores foram todos removidos de suas casas, deixando para trás seus móveis, suas recordações e pertences, bem como suas lavouras e hortas. Por isso, o MST está fazendo esta grande mobilização para apoiar as populações do campo! Todas as doações são feitas pela plataforma Apoia-se

Imagem: reprodução.

Moradia e Cidadania

Por meio da campanha SOS Enchentes RS, a ONG Moradia e Cidadania também está se mobilizando nacionalmente para arrecadação de recursos, com o apoio da CAIXA e de suas entidades representativas. As doações podem ser feitas diretamente pelo banco CAIXA ou via PIX. Mais informações, acesse o perfil @moradiaecidadania.nacional no Instagram. 

Ação da Cidadania

Outra campanha nacional de arrecadação de recursos é da Ação da Cidadania. A campanha SOS Enchentes Brasil está recebendo doações em dinheiro diretamente pelo site. Para doações via transferência bancária ou pelo PIX, acesse os dados no perfil @acaodacidadania no Instagram. Os comitês da organização em Porto Alegre e Canoas também estão recebendo itens materiais. Para maiores informações, escreva um e-mail para sos@acaodacidadania.org.br 

Animais em Desastres

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres está atuando no resgate de animais e famílias durante a enchente do Rio Grande do Sul. A atuação ocorre em diferentes cidades gaúchas, principalmente na Região Metropolitana de Porto Alegre. No site, é possível buscar informações para pedir apoio e cadastrar animais perdidos. Para saber mais, siga o perfil @grad_brasil no Instagram.  

Imagem: reprodução.

Porto Alegre

Na capital gaúcha, o Museu do Hip Hop RS está disponibilizando seu espaço para a doação e coleta de alimentos não perecíveis, águas, roupas, colchões, lençóis, produtos de higiene e rações para cães e gatos. Ponto de coleta e doações: Rua Parque dos Nativos, 545, Vila Ipiranga, Porto Alegre. Horário: Das 09h às 12h e das 14h às 17h. Para mais informações, siga o perfil @museuhiphopRS no Instagram.  

O Instituto Criança Mais Feliz também está arrecadando roupas e calçados infantis, fraldas, produtos de higiene e limpeza. Plantão das 10 às 17h na sede da instituição, de 6 a 10 de maio. Endereço: Rua Coronel Neves, 77. Medianeira, Porto Alegre. Para mais informações, siga o perfil @institutocriancamaisfeliz no Instagram. 

São Paulo

Em São Paulo, a Prefeitura de Campinas está realizando uma campanha de arrecadação e doação de alimentos e roupas para as vítimas das enchentes em 107 pontos de coleta da cidade. Os pontos de coleta são os mesmos usados na Campanha do Agasalho e no dia 25 de maio haverá o Dia D da campanha no Paço Municipal, onde as doações poderão ser entregues no sistema drive-thru. Para saber mais, acesse o site.  

O Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil de São Paulo também estão arrecadando água, produtos de higiene e limpeza para as vítimas das inundações no Rio Grande do Sul. Os itens devem ser entregues no depósito da FUSSP, na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré ou em qualquer uma das 241 unidades da capital, Grande São Paulo, Baixada Santista, Litoral Norte e interior. Maiores informações podem ser encontradas no site do FUSSP. 

Imagem: reprodução.

Ainda em São Paulo, as agências dos Correios do Vale do Paraíba e região passam a receber, a partir desta segunda-feira (6), doações que serão enviadas para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. De acordo com os Correios, são aceitos alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de higiene seco e vestuário. As doações devem ser levadas a qualquer agência dos Correios, das 9h às 17h. As doações serão encaminhadas ao RS sem qualquer tipo de custo aos doadores.

FAB

Por fim, a Força Aérea Brasileira (FAB) está recebendo doações de roupas, colchonetes, água potável e alimentos não perecíveis. As doações podem ser feitas das 8h às 18h, nas bases aéreas de Brasília (Aeroporto Internacional), São Paulo (Guarulhos) e Rio de Janeiro (Galeão). Maiores detalhes pelo site da FAB.

Ajude a chegar em mais pessoas! Compartilhe!

    Museu do Hip Hop RS
    Museu do Hip Hop RS
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
Maira Carvalho
Jornalista e Antropóloga, Maíra é responsável pela reportagem e por escrever as matérias do Lupa do Bem.
Compartilhar:
Notícias relacionadas