Dia Mundial do Livro: homenagem a autores e incentivo a novos leitores

O Dia Mundial do Livro é uma homenagem aos autores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso e William Shakespeare, com o intuito de incentivar novos leitores

23.04.24

Hoje, 23 de abril, é o Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral. A data foi escolhida durante a 28ª Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), ocorrida em 1995.

Seu objetivo é celebrar o livro, incentivar a leitura, homenagear autores e refletir sobre seus direitos legais. A data foi escolhida em tributo aos escritores Miguel de Cervantes, Inca Garcilaso de la Vega e William Shakespeare, que morreram em 23 de abril de 1616.

Atualmente, grandes obras da literatura mundial são relembradas, discutidas e reverenciadas. Dessa forma, é uma oportunidade para celebrar os títulos de autores consagrados, como: Safo, Miguel de Cervantes, Mary ShelleyMachado de Assis.  

Além disso, também é um dia para incentivar ações tendo a leitura como protagonista, provocar reflexão sobre o ato de ler e os direitos dos autores. O livro, fonte de conhecimento, reflexão e entretenimento, é um abrigo para os leitores.

Conheça um pouco sobre os autores que inspiraram o Dia Mundial do Livro

Inca Garcilaso de la Vega: nasceu em Cusco, no Peru, em 12 de abril de 1539. Depois, em 1605, publicou sua primeira obra em Portugal. Seu livro mais conhecido é “Historia General del Perú”. O escritor morreu em 23 de abril de 1616

Miguel de Cervantes Saavedra: estima-se que nasceu no dia 29 de setembro de 1547, no município espanhol de Alcalá de Henares. O soneto “A la Muerte de la Reina Doña Isabel de Valois”, publicado em 1569, supostamente, foi sua primeira obra poética. No entanto, o sucesso só veio em 1605, quando o escritor publicou “El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha”. O escritor morreu em 23 de abril de 1616.

William Shakespeare: nasceu no ano de 1564, em Stratford, na Inglaterra, supostamente em 23 de abril. Coincidentemente, em 1616,  morreu, ao que acredita-se, no mesmo dia do nascimento. Escreveu 38 peças, dois poemas narrativos e 154 sonetos. Suas peças de teatro são conhecidas mundialmente, como: “Hamlet”, “Romeu e Julieta”, “Rei Lear” e “Otelo”. Ele foi poeta, dramaturgo e ator.

Livros que me marcaram

Aqui, deixo sugestões de livros que me fizeram passar noites acordada, na ânsia de chegar à última página para saber o final: “Cem Anos de Solidão” (Gabriel Garcia Márquez), “A Casa da Água” (Antônio Olinto), “Buracos” (Louis Sachar) e “Capitães de Areia” (Jorge Amado).

E você? Qual o livro que te prendeu a atenção a ponto de não querer ir para cama antes de virar a última página?

E lembre-se: leia para uma criança, dê um livro de presente!

Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas