Projeto tem como missão desenvolver a cidadania e o protagonismo de crianças e adolescentes

Centro Social Terra Cidadã contribui para a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade, no Rio de Janeiro

20.06.23

Criado em 2007 por Flávio Alves do Nascimento, o Centro Social Terra Cidadã (CSTC), tem o objetivo de promover assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica na comunidade da Pedreira, Costa Barros, no Rio de Janeiro. Através de atividades atreladas ao esporte, educação e cultura, o CSTC busca melhorar a qualidade de vida dos participantes, incentivando a inclusão social.

Flávio, que cresceu na comunidade, viveu todas as dificuldades presentes na dura realidade das favelas do Rio. Já na fase adulta, se envolveu com atividades de cunho social, como oficinas, políticas públicas, e associação de moradores, entre outras instituições. Devido a essa experiência, resolveu criar, com a colaboração de outros jovens, o Centro Social Terra Cidadã, com a intenção de atuar nessa área. Com o tempo, o trabalho se expandiu.  

O Terra Cidadã contribui para a inclusão social de crianças, adolescentes e suas famílias por meio de esportes, educação e cultura. O projeto possibilita autonomia de participação na sociedade, atuando nas comunidades do Complexo da Pedreira, em Costa Barros, e Acari, bairros da zona norte do Rio de Janeiro. 

Como funciona?

Darci de Jesus Silva Soares, professor de Teologia, 46 anos, carioca e coordenador do projeto, fala sobre as ações desenvolvidas pela instituição, tão importantes para os moradores das comunidades atendidas. 

“Uma das nossas ações é levar a pauta sobre Cidadania ao público em geral, com a finalidade de fortalecer a convivência familiar e comunitária, incentivando o retorno ou permanência dos jovens e adolescentes nas escolas por meio do desenvolvimento de atividades que estimulem a interação e convivência social entre eles. Isso provoca mudanças significativas e relevantes para os envolvidos, interferindo de maneira positiva no contexto em que vivem”, diz Darci de Jesus.

As atividades oferecidas são: reforço escolar, alfabetização de adultos, atendimento com suporte psicológico, assessoria jurídica, orientação sexual, orientação sobre Direitos Humanos, oficinas de artesanato e de tranças, aulas de artes marciais e zumba e escolinha de futebol.

O público alvo são crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas portadoras de deficiência e melhor idade. No geral, o Centro é voltado para toda família, sem discriminação de etnia, raça, credo ou gênero.

Ações de cidadania

Sobre os resultados, Darci diz que a atuação tem impactado as famílias atendidas de forma positiva, através da promoção do resgate e inclusão de jovens e adolescentes à margem da sociedade. A iniciativa também incentiva os pais na participação e desenvolvimento da cidadania, sendo o principal foco para o protagonismo autônomo das crianças e adolescentes.

Ele fala também das vitórias alcançadas, como a retirada dos adolescentes e jovens das ruas através do envolvimento com as atividades educacionais propostas, formando assim cidadãos com consciência dos seus direitos e deveres. 

O grande desafio? Ser referência no trabalho com crianças, adolescentes e jovens por meio de ações que valorizem o protagonismo e a transformação social.

Como ajudar

Gostou do projeto? Você pode fazer uma contribuição para que possam ser atendidas cada vez mais pessoas.

Faça uma contribuição através da Chave Pix: 08158390730 (CPF Darci de Jesus), ou também para o Banco do Brasil: 

AG: 0751-0

C/c: 88.802-8

Siga o Centro Terra Cidadã nas redes sociais: Instagram e Facebook.

 

    Família Judô Renasce Rocinha
    Família Judô Renasce Rocinha
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
    Terra cidadã
    Terra cidadã
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas