Plataforma usa IA contra o assédio no transporte público

Após um caso de assédio com uma colega, a publicitária Simony César decidiu criar a plataforma digital NINA

05.04.22

Crédito: Divulgação

Por: Eduarda Nunes – Lupa do Bem / Favela em Pauta

Filha de cobradora de ônibus e mulher, a pernambucana Simony César sempre percebeu e ouviu muitos relatos de assédios sexuais em transportes públicos. Esse foi um medo que a perseguiu por muito tempo, sobretudo por sua mãe estar vulnerável nesse ambiente.

Durante a faculdade, após um caso de assédio com uma colega de turma que resultou na evasão escolar dela e de outras estudantes, a publicitária decidiu criar a NINA, uma plataforma digital que atua no registro, prevenção e orientação dessas vítimas.

Segundo dados de 2018 do Fórum Público de Segurança Brasileira, a cada 4 minutos, um caso de assédio acontece no transporte público.  Outra pesquisa, realizada em 2021, fruto de uma parceria dos institutos Locomotiva e Patrícia Galvão, revela que 81% das mulheres relatam já ter sofrido alguma violência enquanto transitavam de um ponto a outro na cidade. 

Desde 2017 a NINA oferece uma tecnologia capaz de integrar softwares já existentes na perspectiva de viabilizar uma padronização, centralização e rastreio das denúncias de assédio de violência nos diversos modais de mobilidade urbana.

NINA para influenciar a criação de políticas públicas 

Desde 2018, a NINA influencia na construção e gestão de políticas públicas de Fortaleza através da parceria com o sistema de transporte urbano da cidade e em 2022 a empresa se prepara para expandir sua atuação para o sudeste e operar também no sistema de transporte público do Rio de Janeiro.

A empresa conta com diversos recursos que facilitam aos tomadores de decisão, o enfrentamento de problemas como o assédio e a infraestrutura não apenas nos transportes, mas também nos espaços urbanos. Os dados influenciam resoluções importantes para os usuários e a mobilidade.

Essa é uma tecnologia inédita que estimula o processo de realização de denúncias, registra e faz o cruzamento de dados usando inteligência artificial (IA) e permite uma melhor geolocalização dos usuários. Com isso, a base de dados da plataforma, assim como a sua funcionalidade, podem influenciar a criação de políticas públicas e privadas no combate e prevenção dos casos para a construção de ambientes mais seguros e inclusivos.

Dessa forma, a NINA possibilita um passo à frente na construção de cidades inteligentes que promovem melhor qualidade de vida e mobilidade para todos a partir do bem-estar e da segurança das mulheres.

Uma tecnologia inédita 

Essa é uma tecnologia inédita que estimula o processo de realização de denúncias, registra e faz o cruzamento de dados usando IA, permite uma melhor geolocalização dos usuários e se integra às câmeras que equipam os ônibus. Além disso, a plataforma atende às normas de privacidade dos dados de usuários (LGPD). Dessa forma, a NINA possibilita um passo à frente na construção de cidades inteligentes que promovem melhor qualidade de vida e mobilidade para todos a partir do bem-estar e da segurança das mulheres.

Plataforma NINA

Em Fortaleza, os primeiros 18 meses de atuação renderam resultados como, por exemplo, mais de 2.300 denúncias realizadas e 10% delas se tornando inquéritos policiais. Dados como esses foram utilizados na melhoria do planejamento urbano da cidade, como recuperação de pontos de parada e redistribuição de linhas. Tudo isso estimulou a permanência da NINA no município, por meio de um edital inédito que a empresa ganhou no primeiro semestre de 2022.

Desde 2018,, a equipe da NINA soma algumas conquistas como a participação do Web Summit, o maior evento de empreendedorismo da Europa, e ser finalistas do Shell Startup Engine Demo Day, evento que finalizou o programa de aceleração oferecido pela Shell com a Startup Bootcamp. 

Em 2020, Simony César, a fundadora e diretora da empresa, entrou para lista da Forbes Under 30 Brasil com essa iniciativa inédita que une direito à cidade, gênero e tecnologia.

Como acompanhar e apoiar

É possível acompanhar a iniciativa no LinkedIn, Instagram e Tiktok, ou através do site www.ninamob.com. Caso queira entrar em contato diretamente, envie um e-mail para com@ninamob.com.

 

    Não é Não!
    Não é Não!
    Localização
    Contato
    Apoio
Autor: Redação - Lupa do Bem
Compartilhar:
Notícias relacionadas