Empresa de marcenaria funda instituto social e aumenta em 88% a renda familiar de pessoas ajudadas

O Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos, um braço social da empresa Leo Madeiras, que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna

14.03.23

O Instituto Leo Social é uma instituição sem fins lucrativos, um braço social da empresa Leo Madeiras, que tem como propósito a inclusão produtiva e a moradia digna. Já formou mais de nove mil alunos, dos quais 43% estão trabalhando na marcenaria. Também, até o momento, promoveu 88% de aumento na renda familiar dos participantes.

O Instituto, fundado por um grupo de colaboradores e acionistas da Leo Madeiras, nasceu do propósito da própria empresa: desenvolver o setor da Marcenaria, contribuindo para a sustentabilidade deste segmento de mercado, tão importante para a economia do país. 

Fernanda Canal, diretora do Instituto, comenta sobre o início da empreitada em 2006, quando a empresa passou a iniciar o trabalho social, voltado a pessoas em situação de vulnerabilidade:

“A liderança, na época, foi inspirada pelo trabalho da ‘Oficina de gestão para a sustentabilidade’, que aconteceu durante a conferência internacional do Instituto Ethos – ‘O papel da empresa socialmente responsável numa sociedade sustentável’ –, onde a Leo Madeiras foi citada como exemplo”, termina ela.

Fernanda Canal, diretora do Instituto 

Nas palavras de Fernanda Canal, o que levou a criação da instituição foi o olhar da Leo Madeiras em agregar ações sociais com foco em sua atuação dentro da cadeia de valor da marcenaria. 

Cenário para criação do Instituto

Na época da criação do Instituto, já existiam iniciativas e projetos voltados para a sustentabilidade do setor da marcenaria: no aspecto ambiental com a certificação FSC – Forest Stewardship Council (em português, Conselho de Manejo Florestal); no aspecto social, dando acesso aos marceneiros à formação em gestão e novas linhas de crédito; e no aspecto econômico, gerando novos negócios para a marcenaria, através de serviços que ajudavam nas vendas. Com isso, a Leo Madeiras entendeu que a nova iniciativa social deveria estar dentro do guarda-chuva da busca pela sustentabilidade da marcenaria, e na formação de novos marceneiros, preenchendo uma lacuna que já havia, na época, de falta de mão de obra qualificada no setor. 

Atividades do Instituto

A principal iniciativa do Leo Social é a Escola da Marcenaria, com cursos de formação técnica em marcenaria e desenvolvimento pessoal, cujo público atendido são pessoas interessadas em se desenvolver profissionalmente em marcenaria, dentre elas pessoas em vulnerabilidade social. A faixa etária dos alunos participantes é a partir dos 18 anos – sendo 36 anos, a idade média dos atendidos atualmente. 

O Instituto tem como propósito e objetivo promover a inclusão por meio do trabalho e da moradia digna, de forma sustentável, sendo seus principais desafios conseguir uma auto sustentabilidade que permita a expansão da Escola da Marcenaria e o direcionamento de recursos para novas iniciativas relacionadas em especial à moradia. 

O local de atuação do instituto está situado em Barueri, região metropolitana da Grande São Paulo, junto ao Centro de Distribuição da Leo.

Siga o projeto nas redes sociais Facebook e Instagram.

Para apoiar esse projeto divulgando os cursos da Escola da Marcenaria e, para obter mais informações ou para adotar um aluno através de doações, acesse a página do instituto clicando  aqui.

 

    Cendhec
    Cendhec
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Instituto Leo Social
    Instituto Leo Social
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas