Conheça o Instituto Aurora: instituição curitibana cujo sonho é fazer com que as pessoas compreendam que compartilhamos a mesma humanidade

Sua atuação está alinhada com a Agenda 2030, ONU - Organizações das Nações Unidas.

03.11.22

No campo de defesa, realiza acompanhamento das políticas públicas de EDH – Educação em Direitos Humanos no Brasil, promove ações de comunicação e educação para populações vulneráveis e não-vulneráveis, desmistificando e ampliando a compreensão do que são direitos humanos e uma vida digna coletiva.

O Instituto Aurora trabalha com Educação em Direitos Humanos, tendo como horizonte a ampliação do diálogo, a redução das desigualdades e a promoção da justiça social. Usa a arte, práticas restaurativas e metodologias participativas como meios para isso, buscando facilitar o conhecimento e a compreensão do que são Direitos Humanos para promover uma cultura de reconhecimento e respeito mútuo.

Hoje o instituto destaca dois projetos em andamento: “O Construindo Segurança Cidadã”, que objetiva o re (pensar) a Segurança Pública e o “Meu, Seu, Nosso Voto”, cuja primeira edição aconteceu em 2020. Ele tem o objetivo de estimular diálogos sobre o voto responsável, considerando três perspectivas: somos seres políticos, plurais e comunicadores. Ainda em 2022 o Instituto Aurora quer ampliar a co criação desse projeto, convidando organizações sociais com trajetórias específicas em temas emergenciais, para que tragam seus conhecimentos a uma plataforma que apresentará uma trilha de aprendizado e curadoria de conteúdo ao público. Além disso, o objetivo é promover espaços de diálogos sobre o voto responsável para jovens, a partir de parcerias multissetoriais que possuíam algum vínculo com o público-alvo. Essa iniciativa  é  realizada em parceria com as organizações BeCause e Escola da Política. 

O Instituto Aurora está localizado em Curitiba, Paraná, mas já realizou projetos, de forma online, em diversas regiões do Brasil, entre elas Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

Acesse aqui o relatório de atividades realizadas em 2021 pelo Instituto Aurora. 

Michele Bravo, co-fundadora e diretora-executiva do instituto é graduada em Comunicação Social/Jornalismo. Ela tem o costume de se apresentar como ativista, educadora e construtora de mudanças sociais e, acima de tudo, afirma defender com garra a educação em Direitos Humanos.

Ela conta o que a motivou a criar o instituto:

“A criação do instituto foi motivada pelo meu desejo e da minha colega, Fernanda Celano, co-fundadora da instituição, em contribuir para uma mudança cultural que pudesse levar nossa sociedade brasileira a valorizar e respeitar as diferenças, a partir de relações interpessoais pautadas nos direitos humanos. Os ambientes acadêmico e profissional me levaram a entender que a “dor social” que, de alguma forma eu queria amenizar, se chamava discriminação, violação do direito de “ser”. Dessa forma, liderei e criei  projetos independentes com o objetivo de fazer a sociedade “ver” quem existe e não está sendo visto. Liderei o Help-Portrait em Curitiba, uma iniciativa que acontece mundialmente com o objetivo de fotografar pessoas invisibilizadas socialmente e lhes entregar seus retratos, como uma forma de dizer: você é vista. Depois, criei o projeto Eu Vejo Flores, voltado para mulheres e meninas privadas de liberdade. Além de participarem do projeto anterior, elas participavam de  rodas de conversa sobre identidades, autoestima e direitos. Aprendi, nos estudos do mestrado, que essas iniciativas eram formas de educar em direitos humanos. Assim, surgiu o Instituto Aurora para Educação em Direitos Humanos, dando continuidade ao projeto Eu Vejo Flores e tantos outros que emergiram após. Sempre tendo a arte como recurso de aprendizagem sobre nossas identidades, o respeito às nossas diferenças e quais são os nossos direitos,”, termina Michele.

O Instituto Aurora também oferece serviços de palestras empresariais sobre a prática de Direitos Humanos no ambiente corporativo, com temáticas na área de diversidade e inclusão e consultoria em educação em Direitos Humanos. Podendo, por exemplo, auxiliar na instituição de um comitê de diversidade em ou aplicar uma pesquisa para avaliar as relações interpessoais a respeito às diferenças. 

Empresas que queiram contratar esses serviços, por favor, clique aqui Para saber mais sobre o Instituto Aurora, acesse o site clicando aqui.

Como ajudar o Instituto Aurora?

Apoio financeiro: PIX 31609321000111 ou pela plataforma Doare

Seja voluntário clicando aqui

Siga o Instituto Aurora no  Instagram e Facebook

    Cedeca Ceará
    Cedeca Ceará
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
    Cendhec
    Cendhec
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas