Sede de associação que presta suporte a vítimas de violência doméstica ganha instalação de placas solares

Placas de painéis solares foram doadas para a Associação de Mulheres de Atitude e Compromisso Social (AMAC), no Dique da Vila Alzira, em Duque de Caxias

10.10.23

No dia 24 de novembro de 2021 foi publicada uma matéria, aqui na coluna, sobre a Associação Mulheres de Atitudes e Compromisso Social (AMAC). A entrevista foi concedida justamente no dia em que a fundadora e presidente dessa instituição, Nill Santos, foi homenageada pela Câmara dos Vereadores de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, com o título de Mulher Duquecaxiense, pelo trabalho realizado com a população feminina.

Agora, Nill Santos e a ONG voltam a ser mencionadas aqui por conta de mais uma vitória. Uma conquista muito merecida e que deve ser divulgada. Além de ter recém completado 13 anos de existência realizando um trabalho poderoso e necessário, pelos integrantes da RFS, Rede de Favela Sustentável e parceiros através do seu Grupo de Trabalho (GT) de Justiça Energética, por solicitação da AMAC, a instituição protagonizou, no último dia 17, a inauguração do Primeiro Sistema de Energia Solar em favelas de Duque de Caxias. A instalação foi realizada 

Todo o processo como captação de doações de materiais, treinamento de instaladores e capacitação de mais 20 lideranças da RFS como embaixadores solares foi realizado pelos integrantes desse Grupo de Trabalho. 

Créditos: Bárbara Dias / ComCat

Theresa Denise Williamson, diretora Executiva da ComCat, que concebeu a Rede de Favelas Sustentáveis, fala sobre a iniciativa: “o objetivo da Rede é reconhecer, potencializar, e ampliar iniciativas e qualidades que já existem nas favelas fluminenses, através da criação de redes de troca, capacitações, parcerias estratégicas e incidência política”.

Os participantes da Associação Mulheres de Atitudes e Compromisso Social e a comunidade não cabem em si de contente. As placas de energia solar foram instaladas no teto da Associação, mas a expectativa é que em um futuro não muito distante, abranja todo o território.  

“Eu sempre falo que nós somos girassóis, porque o girassol está o tempo todo virado para o sol e as suas sementes são cápsulas de energia. E mais uma vez, como foi no dia da implantação das placas, o sol estava radiante, como está hoje (17.09), e as sementes estão aqui. Essa é a semente. Essa é a nova geração que vai crescer: homens e mulheres, cientes dos seus direitos, sabendo que eles têm igualdade de direitos, construindo um futuro muito melhor”, concluiu Nill Santos

Gostou? Conheça as redes sociais da AMAC

Siga a AMAC no Instagram e no Facebook

Leia mais um pouco sobre a AMAC Atitudes aqui 

Confira um vídeo realizado no dia da inauguração das placas solares.

    Movimento Inclusivass
    Movimento Inclusivass
    Precisando de: Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
    Centro de Defesa da Vida
    Centro de Defesa da Vida
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas