Projeto oferece apoio a estudantes por meio de atividades culturais e ambientais

A iniciativa acontece nas cidades de Cotia e Embu das Artes, na região metropolitana de São Paulo

05.04.22

Crédito: Divulgação

Por: Gabriel Murga / Lupa do Bem – Favela em Pauta

O projeto Acorde promove o desenvolvimento humano em crianças, adolescentes e jovens moradores das periferias de Embu das Artes e Cotia, por meio de experiências significativas em artes, cultura e esportes, fortalecendo-as para as escolhas do futuro.

A iniciativa oferece gratuitamente atividades no contraturno escolar, que buscam estimular a criatividade, o protagonismo, o desenvolvimento de habilidades sociais, a convivência saudável e a ampliação de repertório, tendo em conta que o acesso à educação integral de qualidade é um direito de todas as crianças e adolescentes.

As atividades são direcionadas às crianças de 6 a 9 anos, e buscam colaborar com o processo de socialização e desenvolvimento pessoal dos pequenos, na construção de sua identidade e no relacionamento em grupo, tendo o brincar como principal ferramenta.

Rodas de conversa, brincadeiras e cantigas populares 

São realizadas entre os pequenos, rodas de conversa e brincadeiras de roda, com suas características lúdicas, poéticas, musicais e dinâmicas, além do uso de cantigas e danças populares brasileiras.

Já para os adolescentes entre 9 e 14 anos e para os jovens de 15 a 18 anos são oferecidas atividades que possam ajudá-los a explorar seus potenciais, encontrar vocações e desejos e promover o protagonismo. As oficinas oferecidas são: artes plásticas, música, teatro, culinária, esportes, taekwondo e educação ambiental. 

Centro Cultural Comunitário em Embu das Artes 

O Centro Cultural é um parceiro ativo da comunidade, atuando para a garantia de direitos das três mil famílias do Jardim Tomé em Embu das Artes (SP). É disponibilizado um espaço de convivência, lazer e desenvolvimento aberto para as pessoas. 

O propósito do espaço é fortalecer a comunidade e fazer com que os moradores se apropriem do espaço promovendo a convivência comunitária. Além disso, são oferecidas palestras, cursos e oficinas de fotografia, de idiomas, aulas de corte e costura, ritmos, capoeira, futebol, taekwondo, aulas de violão e culinária.

A Acorde disponibiliza um programa inovador de profissionalização e acesso ao trabalho que garanta índices de geração de renda e empregabilidade superiores às estatísticas atuais voltado para adolescentes e jovens com idades entre dezesseis e vinte um anos.

Como acompanhar e apoiar o projeto “Acorde”

É possível apoiar o projeto Acorde como um parceiro institucional, destinando recursos para os projetos via Fundo da Criança e do Adolescente e através da Lei Federal do Esporte, ou alugando o espaço para reuniões e eventos.

As pessoas também podem contribuir doando produtos para venda no bazar, realizando ações de voluntariado corporativo ou como parceiro nas ações temáticas e eventos da organização.

Autor: Redação - Lupa do Bem
Compartilhar:
Notícias relacionadas