Grupo de amigos cria ONG para incentivar trabalhos voluntários

A Argilando desenvolve diversos projetos e está presente quase todos os estados do país. A ONG também oferece consultoria para empresas e organizações de sociedade civil

31.08.23

A Argilando desenvolve diversos projetos e tem sua sede no Rio de Janeiro, onde se concentra a maioria das ações. Atua também em mais 19 estados e no Distrito Federal, dando consultoria para empresas e organizações da sociedade civil, realizando outros projetos.  

A organização foi criada por um grupo de jovens amigos em 2004 e institucionalizada em 2008. Foram motivados pelas possibilidades de contribuir com causas locais e pela percepção de que toda pessoa tem potencial para transformar a realidade presente em prol de um futuro digno, identificando no voluntariado o caminho para acolher os diferentes interesses e potencialidades da sociedade civil como forma de potenciar o impacto frente a causas, lugares e pessoas em situação de vulnerabilidade. 

A Argilando tem como missão a promoção do trabalho voluntário e o fortalecimento das ações do Terceiro Setor, apoiando o desenvolvimento de organizações em seus programas e projetos sociais. Desde a fundação, a instituição busca aumentar o impacto social e unir pessoas, instituições, empresas e governos em torno de interesses comuns na busca por soluções para questões sociais.

Com 18 anos de experiência, auxilia clientes e parceiros a desenvolverem projetos sociais e programas de voluntariado empresarial através de práticas sustentáveis e socialmente responsáveis, ao mesmo tempo em que promovem a inclusão e engajamento de todas as partes envolvidas.

Frentes principais da Argilando

Ecossistema de projetos sociais: Implementação de um conjunto interconectado de mais de 40 iniciativas que buscam resolver problemas sociais, econômicos ou ambientais nas regiões e comunidades em que atua. 

Tecnologias sociais: Desenvolvimento de projetos baseados nos princípios da simplicidade, acessibilidade, sustentabilidade e capacidade de replicabilidade e adaptação para outras realidades. 

Consultoria e assessoria especializada em responsabilidade social, sustentabilidade e voluntariado empresarial: Oferecem soluções personalizadas para empresas, institutos, fundações e outras organizações que desejam implementar, estruturar ou aprimorar seus programas, projetos e ações de forma segura, ética e efetiva. 

Pedro, fundador e atual diretor da ONG Argilando, fala sobre os projetos desenvolvidos pela instituição. Ele também é advogado, consultor e professor da disciplina de voluntariado no MBA de Responsabilidade Social e Terceiro Setor no Instituto de Economia da UFRJ

“Nossas iniciativas abrangem um grande público que incluem crianças jovens, adultos, famílias, gestantes e comunidades através de diversos projetos como “Levantando a Bola” e “Semente”, Banco de Doação e outros. São projetos de cunho social, cultural e ambiental, além disso, estamos comprometidos em prestar atendimento a ONGs e empresas por meio de consultorias gratuitas e prestação de serviços, entre diversas outras iniciativas que compõem nosso ecossistema social”. 

Propósitos 

A Argilando impacta positivamente a vida de mais de onze mil pessoas anualmente e apoia 248 instituições por meio de 40 iniciativas sociais, abrangendo diversas áreas. 

“Nossos projetos estão alinhados com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na Agenda 2030, refletindo nosso compromisso com uma variedade de causas, públicos e regiões. Além de nosso comprometimento com as causas sociais, também valorizamos e investimos no impacto direto do trabalho voluntário, para quem o realiza, contribuindo para questões sociais e também promovendo o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas voluntárias e da construção de uma cultura de participação ativa na sociedade”, diz o diretor.

Os membros do Argilando acreditam que, “só faz sentido aquilo que é sentido” e convidam todas as pessoas a se conectarem a causa do voluntariado, sendo em parceria com o projeto ou por meio de uma das muitas e notáveis iniciativas que ecoam pelo Brasil e pelo mundo. Essas iniciativas desempenham um papel fundamental na transformação do nosso planeta num lugar digno e acolhedor para “todes”, todas e todos nós.

Pedro termina dizendo que, o nome Argilando é uma metáfora que convida os voluntários a se verem como artesãos e matérias-primas na mesma obra. Esse princípio reflete a importância de reconhecer que aqueles que realizam trabalho voluntário também são beneficiados pelas ações que executam. Ao adotarmos essa abordagem, atendemos a pessoa voluntária em conjunto a uma diversidade de públicos por meio dos nossos projetos.

Gostou do projeto?

Você pode ajudar sendo voluntário a distância ou presencial; doando através desse link e/ou se conectando com o projeto através das redes sociais e se comunicando, divulgando, contribuindo com o trabalho de várias formas.

Para mais informações clique aqui.

Siga o Argilando no Instagram, Linkedin e Facebook.

Siga também: Dias de Agir e Mini Gentilezas.

Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas