Atados realiza atividade presencial em SP no Dia das Boas Ações

7ª edição do movimento mundial que busca despertar o engajamento a causas sociais será dividida em 5 eventos nos próximos meses, começando no dia 3 de dezembro 

03.12.21

Crédito: Divulgação

Por: Gabriel Murga – Lupa do Bem/Favela em Pauta

Em sua sétima edição, o Dia das Boas Ações – maior movimento de voluntariado do mundo, promovido para mobilizar e despertar pessoas, organizações e empresas para a atuação social – teve início nesta sexta-feira, 3 de dezembro, com uma ação presencial no Grajaú, na região sul de São Paulo, próximo ao dia internacional do voluntário, celebrado no próximo dia de 5 dezembro. 

Essa ação marca a retomada das ações após o período mais agudo da pandemia que inclui plantio agroflorestal, oficinas ambientais e intervenções artístico-culturais.

A iniciativa é organizada pelo Atados, plataforma social que conecta pessoas e organizações para facilitar o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado, em parceria com a Muda Cultural e apoio do Instituto Anchieta Grajaú. O projeto é viabilizado através do PROMAC-SP e patrocinado pelo Grupo Big. 

Cerca de 60 voluntários irão apoiar o evento em dois turnos, manhã e tarde, superando a expectativa da organização. O Atados também organiza o transporte e alimentação para os participantes. 

Dia das boas ações: atividades do evento 

O Instituto Anchieta Grajaú que recebe o evento em sua sede irá sediar atividades de pintura com a artista plástica Celeste, oficinas ambientais com o coletivo Dedo Verde, realizada próximo à horta e à zona de plantio da agrofloresta, além do plantio de 40 árvores.

O Coletivo Salve Selva, formado por artistas e educadores do distrito do Grajaú, fará um graffiti com o apoio de voluntários. E o evento conta ainda com uma oficina de stencil que irá propor a experimentação e uma reflexão crítica por meio de trabalhos realizados em diversos formatos.

Apresentação Os Crespos – Vivências, Histórias e Brincadeiras Africanas – A cultura e o brincar

Durante a apresentação os participantes terão contato com brincadeiras e jogos africanos e afrobrasileiros com origem em alguns dos mais de 50 países do continente africano. 

Serão apresentados contos, músicas e conhecimentos gerais da cultura e da visão de mundo de diferentes povos e regiões. Além das atividades acima, o Atados contará com equipe de animação para crianças.

Dia das Boas Ações

Entendendo o trabalho voluntário por meio da plataforma Atados

Para saber mais sobre as ações, a Lupa do Bem conversou com Rosa Diaz, porta-voz da Atados, e que aponta mudanças no perfil de voluntariado durante a pandemia, além de um crescimento de 53,7% novos inscritos no site da plataforma.

“A expectativa tá super alta, o Instituto Anchieta Grajaú está esperando também que seja uma ação muito alegre e muito leve para as crianças. E também para eles vai ser uma das primeiras ações com pessoas externas depois deste período de pandemia. E o próprio Atados, a última ação que fizemos foi no IAG em 2019. Então a gente fechou um ciclo com eles e tá retomando esse ciclo agora com uma expectativa bem alta. Estamos todos felizes e ansiosos com esperança de que no ano que vem possamos realizar mais ações”, afirmou Rosa Diaz.  

Esta é a primeira das 5 ações que celebram o Dia das Boas Ações que irão acontecer nos próximos meses na cidade de São Paulo. Rosa aponta que o contexto da pandemia expandiu a visão de muitas pessoas sobre o trabalho voluntário.

Dia das boas ações

“O Brasil sempre foi um país com muitas questões sociais e com a pandemia isso ficou muito escancarado. Eu acho que isso vai perdurar porque são pessoas que conhecem projetos, se apaixonam, conhecem a realidade e veem que não é uma coisa só pontual e acabam virando voluntárias para sempre e trazendo mais gente para esse apoio. Essas ações e a pandemia estimulando as pessoas a serem voluntárias, a serem mais solidárias, acaba fazendo com que as pessoas entendam mais o setor social, busquem aprender mais e ser mais participativas. Uma coisa que a gente fala muito no Atados é sobre voluntariado ser participação cidadã ativa. Como você vira a sua chave de uma ação pontual para uma ação recorrente, de troca constante”, concluiu Rosa Diaz. 

Dia das Boas Ações 2021

Quando: 3 de dezembro de 2021, das 9h às 16h

Onde: Instituto Anchieta Grajaú: R. Alziro Pinheiro Magalhães, 578 – Parque São Miguel, São Paulo – SP, 04855-000, Brasil

Sobre o Atados

O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 2800 ONGs do Brasil todo e cerca de 165 mil pessoas inscritas no perfil de voluntário.

Sobre a Muda Cultural 

A missão da Muda Cultural é qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da promoção da arte e da cultura. Há mais de dez anos, a Muda Cultural atua na gestão de investimento social privado e no desenvolvimento de projetos através das leis de incentivo, sendo o elo entre marcas e seus públicos de interesse. Para saber mais, visite: http://mudacultural.com.br/ 

 

Autor: Redação - Lupa do Bem
Compartilhar:
Notícias relacionadas