Grupo Voluntários Engajados faz a diferença na vida de crianças e jovens internados

Integrantes se fantasiam para levar brinquedos e itens de higiene a hospitais do Rio de Janeiro

09.05.23

Com início no Dia das Crianças de 2013, o grupo Voluntários Engajados é um projeto que busca levar mais alegria à vida de jovens internados nos hospitais do Rio de Janeiro. A primeira atuação foi no Hospital Municipal Jesus, em Vila Isabel, Zona Norte da cidade.

Leandro Rangel, líder do grupo, conta que desde essa primeira ação, quando foram todos fantasiados, levando brinquedos e itens de higiene para as crianças internadas no local (a maioria delas em situação de vulnerabilidade socioeconômica), perceberam que os poucos momentos que puderam passar ali brincando e interagindo com elas, conversando com os pais e com os profissionais de saúde, fizeram uma grande diferença na vida de todos. Na ocasião também levaram peças de artesanatos motivacionais para entregar às famílias e lembrancinhas para os profissionais, pois entenderam que todos ali merecem atenção durante as visitas do grupo.

Hoje o grupo cresceu e consegue atuar em seis hospitais no estado do Rio de Janeiro. Eles visitam esses hospitais em datas comemorativas do ano, como Carnaval, Páscoa, Festa Junina, Dias dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças e Natal. As ações são sempre temáticas e os participantes do grupo sempre trabalham para encontrar novas formas de atuação. Nos intervalos dessas ações, dedicam tempo a outros grupos. 

Eles já atuaram em causas ambientais e animais, além de visitas a lares de idosos e a comunidades carentes, onde buscam alegrar a vida de crianças e jovens moradores desses locais. Os voluntários sempre tentam diversificar o foco de atuação, propondo atividades mensais para levar doações arrecadadas.

Leandro Rangel fala sobre a iniciativa: “Todos nós sabemos que no ambiente hospitalar é tudo muito frio e nem todos os grupos que atuavam antes da pandemia voltaram, então é uma surpresa, uma alegria muito grande para as crianças, quando elas veem aquele montão de gente alegre, fantasiada fazendo festa, dando presentes. É uma quebra em uma rotina triste, que faz parte do cotidiano dessas crianças. Procuramos sempre levar também uma palavra de esperança, falamos para elas que ali é o melhor lugar para estarem naquele momento porque, se houver necessidade, existe uma equipe médica hospitalar de prontidão. Também incentivamos as crianças a comerem, pois muitas perdem o apetite, falamos pra elas que aquela situação é temporária e que, em breve, tudo vai passar. E fazemos isso de forma muito lúdica e amorosa”. 

As principais atividades do projeto

O grupo realiza brincadeiras e propõe jogos lúdicos, como contação de histórias, representação de personagens infantis e muita música. Tem também o apoio e distribuição de refeição para pessoas em situação de rua, além de outras frentes como lares de idosos.

Mas Leandro diz que “uma andorinha só não faz verão”: quanto mais pessoas e empresas agregarem e apoiarem essa corrente do bem em prol dos pacientes mirins, idosos em asilos e população de rua, aos poucos, construiremos um mundo melhor. 

O grupo também precisa de voluntários administrativos, artesões para confeccionar lembrancinhas, fotógrafos, editores de vídeo, designers, para criar as artes das campanhas, redatores para produzir textos e legendas e músicos que tenham instrumentos próprios. 

Leandro termina dizendo que o grupo tem conseguido fazer a diferença e quer tentar cumprir a meta de arrecadar mil reais mensais para repassar às instituições que apoiam.

Você tem várias formas de apoiar o grupo:

O Voluntários Engajados precisa de divulgadores e influenciadores para dar mais visibilidade ao projeto e chamar mais seguidores para as redes sociais com o objetivo de aumentar as arrecadações. Por isso, você pode solicitar a arte da campanha, feita mensalmente, e divulgar nas suas redes sociais para dar voz ao grupo, ou fazer compras online de mantimentos e fornecer o endereço de uma instituição para entrega direta.

Ainda existe a possibilidade de fazer entregas nos pontos de arrecadação indicados pelo grupo, arrecadar doações, fazer doação via Pix e, por fim, também fazer uma festa de aniversário solidária – e, dependendo da quantia arrecada, o dinheiro vai ser transferido para a instituição apoiada no mês, ou pode ser fragmentado e beneficiar várias instituições ao longo dos meses.

Futuramente o grupo pretende produzir um documentário sobre a sua trajetória até aqui. Aguarde! 

Gostou do projeto?

Siga o Voluntários Engajados no Instagram  e faça parte do grupo privado no Facebook! Você também encontra o perfil do projeto no Linkedin.

Para saber como se candidatar a um cargo de voluntário, fazer doações e outras informações, mande uma mensagem por meio das redes sociais do grupo ou entre em contato com Leandro Rangel pelo telefone: (21) 9 9775-7964 (também WhatsApp).

    Amigos do Figueira
    Amigos do Figueira
    Precisando de: Doações
    Localização
    Contato
    Apoio
    Voluntários Engajados
    Voluntários Engajados
    Precisando de: Doações Voluntários
    Localização
    Contato
    Apoio
Neuza Nascimento
Após ser empregada doméstica por mais de 40 anos, Neuza fundou e dirigiu a ONG CIACAC durante 15 anos. Hoje é estudante de Jornalismo e trabalha com escrita criativa, pesquisa de campo e transcrições. No Lupa do Bem, é responsável por trazer reflexões e histórias de organizações de diferentes partes do Brasil para a "Coluna da Neuza".
Compartilhar:
Notícias relacionadas